Palavra do especialista

Palavra do especialista

A partir dos 50 anos ocorrem transformações normais do envelhecimento no corpo, afetando o metabolismo ósseo e muscular. Mudanças como síntese proteica muscular 30% menor, alteração na capacidade mastigatória junto a inatividade física e menor exposição ao sol (deficiência de vitamina D) podem acelerar esse processo. Nos ossos, por exemplo, após os 50 anos perde-se massa óssea. O risco de sofrer algum tipo de fratura por osteoporose ao longo da vida é muito maior em mulheres do que em homens. O metabolismo muscular também sofre alterações relevantes: o declínio dos músculos por década é de 8% a 10%.

Como manter ossos e músculos fortes com o passar do tempo

Ossos e músculos são a base da nossa sustentação e precisamos mantê-los fortes e saudáveis para alcançarmos um bem-estar no envelhecimento. Para tanto, alguns nutrientes podem nos ajudar nessa empreitada. Vitaminas e minerais como cálcio e vitamina D são muito importantes, pois realizam a mineralização óssea, além da manutenção de ossos e dentes. Tudo isso é nada mais, nada menos, do que a “saúde” dos nossos ossos. Outro nutriente importante é a proteína, pois ela irá auxiliar na construção e manutenção dos tecidos e recuperação muscular. Vale a pena fazer exames periódicos, principalmente dos níveis de cálcio e vitamina D para não ter nenhuma surpresa, afinal, eles são a nossa estrutura para um envelhecimento saudável!

Como chegar na melhor idade com saúde

Para chegarmos bem na melhor fase da vida precisamos nos preparar: praticar exercícios frequentes (sempre orientado por um profissional habilitado), uma alimentação balanceada, mente ativa e exposição controlada ao Sol são ferramentas essenciais. E, para aproveitar com mais vitalidade, conte com Nutren® Senior, um suplemento alimentar que contribui na ingestão de nutrientes importantes para ter mais saúde após os 50 anos.

Compartilhar: